FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falhas

Saiba como identificar e prever falhas do seu projeto, produto ou processo, e propor medidas de contenção. Evite retrabalhos e queixas de clientes, use o FMEA.

FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falhas

Baseado em 1 avaliações
  • 02 Horas de duração
  • 2 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 mês de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 10x R$ 10,55 (ou R$ 90,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Curso muito bom. Faço parte do Grupo Edson Queiroz (Esmaltec S/A) e com a parceria que estamos tendo pretendo fazer mais cursos pela polo."
Fabio Andre
mais avaliações

O FMEA é sigla em inglês FAILURE MODE AND EFFECTS ANALYSIS [ANÁLISE DE MODO E EFEITO DE FALHAS].

Essa técnica Começou na indústria aeroespacial nos meados dos anos 60 (com o projeto Apollo); em 1974 a Marinha norte-americana usa o FMEA (MIL-STD-1629) e no final dos anos 70, aplicações na indústria automobilística devido a custos de garantia. Portanto é uma sofisticada ferramenta para análise de riscos de falhas que pode ser aplicada em qualquer ramos de empresa, especialmente as industrias.

Temos como Objetivo:capacitar o participante a aplicar a ferramenta FMEA  a fim de reduzir ou eliminar falhas em seus produtos e processos e na execução de projetos de Melhoria, visando aumentar a competitividade da empresa.

Extraimos esse tema do nosso curso de Lean Seis Sigma, esse tema que geralmente é dominado por especialistas Green ou Black Belt, e agora, você também pode ter acesso a essa aula que ministramos  para nossos alunos Green Belts. 

Ensinaremos de forma simples e objetiva, e você aprenderá nesse curso:

 O que é o FMEA? Origens e Objetivos eTipos de FMEA; Por que analisar falhas? Definição do RPN (Risk priority number - Número de prioridade de risco); Sequência de Processo FMEA; exemplo e de um FMEA

Assista a Seguir a Video Aula com as dicas práticas para o FMEA.

Você terá acesso ao material com os slids do curso, veja na seção EBOOK. E também ao template (formulário) para elaborar oFMEA na sua empresa. Baixe esses arquivos no seu computador, são seus.

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Gerentes, coordenadores, supervisores e lideres de processos de produção, manutenção e de projetos

Engenheiros, analistas, técnicos e demais profissionais envolvidos em áreas como projetos, manutenção, produção, qualidade e areas afins, como melhoria contínua.

Leonardo Mendes
"Master Black Belt; Engenheiro de Confiabilidade; MBA Executivo Internacional – FGV; Engenheiro Mecânico – UFPA"


LEONARDO MENDES,

Tutor de Formação de Green e Black Belts. 

É Master Black Belt pela Seta; Master Coach e PNL; 

MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos – FGV; MBA em Administração de Empresas – FGV (Fundação Getúlio Vargas);

 Engenheiro de Confiabilidade Certificado com o Certified Reliability Professional; Formado em Engenharia Mecânica – UFPA (Universidade Federal do Pará); Mais de U$$ 40 milhões de ganhos em projetos de 6 sigma e confiabilidade, trabalhando ou atuando em empresas grandes como: Vale, Norsk Hydro, ABB (Asea Brown Boveri), Ford, Braskem, CSP (Companhia Siderurgica do Pécem).    

Autor do Livro C.A.F.E entre gigantes: Metodologia àgil de gestão.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. FMEA - Analise de Efeito e Modo de Falhas
  • 1. Material do curso
  • Teste de Conhecimento sobre o FMEA
Voltar ao topo