FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falhas

Saiba como identificar e prever falhas do seu projeto, produto ou processo, e propor medidas de contenção. Evite retrabalhos e queixas de clientes, use o FMEA.

FMEA - Análise de Modo e Efeito de Falhas

Baseado em 5 avaliações
  • 02 Horas de duração
  • 2 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 1 mês de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 4x R$ 24,04 (ou R$ 90,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Curso muito bom. Faço parte do Grupo Edson Queiroz (Esmaltec S/A) e com a parceria que estamos tendo pretendo fazer mais cursos pela polo."
Fabio Andre
mais avaliações

O FMEA é sigla em inglês FAILURE MODE AND EFFECTS ANALYSIS [ANÁLISE DE MODO E EFEITO DE FALHAS].

Essa técnica Começou na indústria aeroespacial nos meados dos anos 60 (com o projeto Apollo); em 1974 a Marinha norte-americana usa o FMEA (MIL-STD-1629) e no final dos anos 70, aplicações na indústria automobilística devido a custos de garantia. Portanto é uma sofisticada ferramenta para análise de riscos de falhas que pode ser aplicada em qualquer ramos de empresa, especialmente as industrias.

Temos como Objetivo:capacitar o participante a aplicar a ferramenta FMEA  a fim de reduzir ou eliminar falhas em seus produtos e processos e na execução de projetos de Melhoria, visando aumentar a competitividade da empresa.

Extraimos esse tema do nosso curso de Lean Seis Sigma, esse tema que geralmente é dominado por especialistas Green ou Black Belt, e agora, você também pode ter acesso a essa aula que ministramos  para nossos alunos Green Belts. 

Ensinaremos de forma simples e objetiva, e você aprenderá nesse curso:

 O que é o FMEA? Origens e Objetivos eTipos de FMEA; Por que analisar falhas? Definição do RPN (Risk priority number - Número de prioridade de risco); Sequência de Processo FMEA; exemplo e de um FMEA

Assista a Seguir a Video Aula com as dicas práticas para o FMEA.

Você terá acesso ao material com os slids do curso, veja na seção EBOOK. E também ao template (formulário) para elaborar oFMEA na sua empresa. Baixe esses arquivos no seu computador, são seus.

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Gerentes, coordenadores, supervisores e lideres de processos de produção, manutenção e de projetos

Engenheiros, analistas, técnicos e demais profissionais envolvidos em áreas como projetos, manutenção, produção, qualidade e areas afins, como melhoria contínua.

Fernando Silva
""


Prof. FERNANDO SILVA

Sócio-Fundador da Polo Soluções Gerenciais.

Professor, Auditor e Consultor Sênior 

BUSINESS AND MANAGEMENT/UCI (Universidade da Califórnia/Irvine), MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL FGV/UNIVERSIDADE CALIFÓRNA/ IRVINE-USA. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Técnico em Agronegócios pela Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes/MG. Também é Graduado em Direito pela FDSM. 

Black Belt LeanSixSigma pela Polo Soluções; 

Auditor Líder em Gestão da Qualidade pelo P-E Batalas do Reino Unido e Lead Auditor em Gestão Ambiental pela British Standard Institution da Inglaterra, além de diversas especializações técnicas em Gerência da Qualidade Total e Controle Estatístico de Processos, Benchmarking Industrial.

Atuou como Professor local da FGV- MRH no curso de pós-graduação em Administração nas áreas de gestão de processos, qualidade e produção.  Ex-Professor do curso de administração na Faculdade Evolutivo/FACE. 

 Possui vasta experiência em coordenação e implantação de Sistemas de Gestão e produção, com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de grande porte e multinacionais como CIA Metalic Nordeste (Grupo Vicunha/CSN) e LATASA S/A (grupo ALCOA/Reynolds Metal Company)

Atuou por mais de 8 anos como Auditor Líder da BSIBritish Standard Institution (uma das maiores e mais conceituada certificadora do mundo), onde realizou dezenas auditorias para certificação internacional e registro de Sistema de Gestão da Qualidade com base nas normas ISO em diversas grandes empresas e multinacionais.  

Há mais de 10 anos atua em projetos de consultorias em gestão envolvendo práticas de Qualidade Total, PDCA, ISO, CEP, TPM e demais Ferramentas de melhorias e em auditoria de sistema de gestão e treinamentos, tendo realizado serviços em dezenas de empresas de médio e grande porte de diversos ramos de negócio, como Portos/Aeroportos, Governo, Têxteis/Confecção, Tecnologia, Química, Alimentos e Bebidas, Metal-mecânica, etc.  como exemplo:  ALECE – Assembléia Legislativa do Ceará (Governo – Legislativo), TRE/CE - Tribunal Regional Eleitoral (Justiça), Têxtil União (têxtil), Jangadeiro Têxtil  (Têxtil), Colméia (Confecção), Del Rio – DR.Ling S.A (Textil/ Confecções); PolibrásNet (Software e TI), Vector Contact Center (Call Center), CTI Cargo (Logística e agenciamento cargas), Trana Tecnologia (Indústria e Serviços Monitoramento de Trânsito Eletrônico), MRH (Gestão de Arquivos e Documentos)), Esmaltec S.A. (Metalurgia/Fogões, geladeiras, botijões), FAE Ferragens/ Elétricos S.A (Indústria Eletro-mecânica), Fornecedora Máquinas – CASE Construction  (Máquinas pesadas e equipamentos), Sangati Berga S.A. (Metal-mecânica- Fabricação de Máquinas ), Santé Alimentação (Alimentos), FEMSA/KAISER Cerveja Brasil Kaiser S.A. (Bebidas), Icorfort Agro-Industrial  (Óleos Vejetais, Rações), CBL – Cia Bras. Alimentos (Alimentos e Bebidas), Hidrotintas e Hidracor S.A (Quimica-Mineração/ Tintas), Ford/Troller (Automotiva), Danone (alimentos) Britvic/EBBA (bebidas), dentre outras.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal.  É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme explicado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. FMEA - Analise de Efeito e Modo de Falhas
  • 1. Material do curso
  • Teste de Conhecimento sobre o FMEA
Voltar ao topo